Como combinar queijos e vinhos

Assim como os vinhos, a variedade de queijos existentes na França é enorme! A melhor dica para arrasar na harmonização sem ter que quebrar a cabeça é seguir a tradição local.

Abaixo listamos quatro combinações que você tem que provar:

Vinho tinto de Bordeaux e Gouda

Bordeaux não tem a tradição de fazer queijos, porém a parceria comercial com a Holanda no século 17 e 18 acabou causando a troca frequente entre queijo Gouda, holandês, e vinhos bordaleses. Não é que a harmonização deu certo?

Você pode ver toda a seleção de tintos de Bordeaux à venda no Brasil aqui.

Vinho doce do Sud Ouest e Roquefort

O Roquefort foi o primeiro queijo francês a receber a certificação AOC, em 1925. A harmonização costuma ser feita com vinho doce de Gaillac, sub-região do Sud Ouest. Infelizmente não encontramos este vinho à venda por aqui, mas o doce Sauternes também fica maravilhoso.

Vinho branco Sauvignon Blanc do Loire e queijo de cabra

O Vale do Loire sozinho produz 70% do queijo de cabra da França! A uva Sauvignon Blanc, nativa do local, faz o duo perfeito com esse queijo cremoso.

Veja aqui os vinhos do Loire!

Borgonha branco e queijos macios… brasileiros!

Na Borgonha, os vinhos brancos locais são servidos com uma variedade de queijos locais não tão fáceis de encontrar aqui no Brasil. Mas nem tudo está perdido! nós encontramos alguns queijos brasileiros que fazem um match perfeito, como o Marmoratto e o Cremoso da Martina, assim como o Pirâmide do Bosque. Você vai adorar!

Espero que gostem das sugestões. Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *